Escrita & Autoria – Internet, Literatura e Ontologia foi o momento do início da minha reflexão sobre o conceito de captura na experiência. Neste livro, ative-me principalmente a ela. Sendo que a questão da criação literária propriamente dita apareceu no trabalho escrito posteriormente, mas publicado antes pela Juruá Editora, no ano de 2009, sob o título de Escrita e Leitura: A Produção de Subjetividade na Experiência Literária.
No presente livro, tomo como inspiração teórica as reflexões filosóficas de Michel Foucault sobre a noção de autoria e os questionamentos acerca da história da leitura no mundo ocidental. O meu objetivo foi compreender qual é o papel do nome do autor na trama discursiva, levando em conta a dinâmica entre poder, discurso e ontologia da linguagem.
Este tracejar reflexivo se impôs ao meu percurso pela necessidade de compreensão sobre o nascimento da autoria na modernidade e suas consequências na recepção de obras literárias e na trama discursiva derivada da invenção de tecnologias informacionais e de rede.
O Autor