O leitor irá encontrar nos oito capítulos que compõem a presente obra técnicas e estratégias para sobrenadar e sobreviver às diversas armadilhas da sorte adversa que o podem engolir durante o curso da vida. Mais que técnicas de atitudes mentais de simulação e de dissimulação, o autor demonstra como uma pessoa saída do nada, apenas com o uso da inteligência e da sagacidade aprimorada, pode triunfar no meio de tantas adversidades e adversários.
O mundo é “um caos de desejos e de necessidades que se chocam e se repelem entre si”? É “tumultuoso e vazio”? Mas por que se queixar? Esse caos e essa desordem permitem a invenção, a aventura e tornam tudo possível para um indivíduo sagaz e munido das estratégias corretas.
Alpinismo social, jogo pelo poder, uso inteligente das palavras aliado à clara interpretação da linguagem não verbal, articulação de estratégias, autodomínio, neutralização do medo, saber escolher e não subestimar os inimigos são algumas das técnicas que, sem falso moralismo, o autor fornece para destravar a disposição para ver o mundo como ele é, e não como desejamos que seja.