O estresse é hoje uma das principais preocupações da Organização Mundial de Saúde (OMS), atingindo aproximadamente 90% da população mundial. Esse estresse chega também nas famílias, e impacta na relação pais-filhos. Neste cenário, homens que são pais se vêem convidados a enfrentarem o desafio de conciliarem trabalho-paternidade-saúde.
A presente obra Estresse, Trabalho e Envolvimento Paterno na Contemporaneidade emergiu da dissertação de mestrado da primeira autora, sob orientação da segunda e a mesma se propõe a trazer uma perspectiva esclarecedora a respeito das possibilidades e desafios dos homens que também são pais e trabalhadores, a partir da voz dos mesmos, o que revela um grande diferencial considerando que o homem pai nem sempre é alvo de pesquisa.
Por fim, se almeja uma ampla extensão de acesso a esta obra, favorecendo a familiares, filhos, pais, profissionais de saúde, instituições de trabalho, pesquisadores e demais interessados uma compreensão e reflexão dessa temática de modo a contribuir com a busca pela promoção da qualidade de vida e envolvimento paterno positivo de pais que têm filhos pequenos. Portanto, difundir tal conhecimento oriundo de pesquisa séria, competente e engajada está amparado no compromisso das autoras.
COLEÇÃO FAMÍLIA E INTERDISCIPLINARIDADE
A Coleção Família e Interdisciplinaridade, coordenada por Lúcia Vaz de Campos Moreira e Miriã Alves Ramos de Alcântara, apresenta e discute temas contemporâneos relacionados à família, numa perspectiva acadêmica e interdisciplinar. A partir de pesquisas teóricas ou empíricas, aborda as relações familiares como conjugalidade, parentalidade, relacionamento entre irmãos e entre avós e netos. Além disso, discute a relação da família com a sociedade nos diversos contextos socioeconômicos.