Ética da Contingência

Esta obra busca compreender a lógica da ética da psicanálise a partir de uma análise epistemológica da proposta de Lacan em O Seminário, livro 7 – a ética da psicanálise, comparando-a com a lógica das modalidades de gozo em O Seminário, livro 20 – mais ainda. Discutiu-se a visada de Lacan no Seminário 7 a partir de dois movimentos principais: de um corte em relação à ética de Aristóteles e de um recurso à forma kantiana da Lei Moral, cujo intuito era demarcar as condições de possibilidade do desejo, bem como o caráter impossível de sua apreensão empírica. Apresenta-se, ainda, um deslocamento até a abordagem do Seminário 20, a fim de indicar o caminho que Lacan escolhe para tratar os impasses da ética no Seminário 7. Explora-se a formalização de uma lógica da contingência, que incide sobre o lado feminino das fórmulas quânticas da sexuação. Para tanto, é apresentada a contribuição que Lacan extrai da lógica proposicional de Aristóteles, bem como a transformação que ele empreende a partir da lógica matemática, sobretudo com as contribuições de Frege, resultando numa lógica que intenta abordar o real por meio do discurso da psicanálise. A noção de gozo é revista a partir da introdução do gozo do corpo, de maneira que pudemos esclarecer a relação topológica entre os dois modos de gozo que aparecem no Seminário 7 (o gozo fálico e o gozo de das Ding) comparando com a relação entre os dois modos que aparecem no Seminário 20 (o gozo fálico e o Outro gozo). Discute-se sobre como a lógica da contingência permitiria falar de uma ética, a partir das considerações sobre a ética do bem-dizer, cuja compreensão depende desse recurso à formalização da contingência. Encerrando-se são exploradas as consequências da consideração da contingência na práxis psicanalítica, a partir da entrada do possível, justamente como uma figura que, ao sair do campo do impossível, sem se prender nas vias do necessário, abre espaço para o contingente.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago