A presente obra apresenta a história pessoal de uma professora que, certamente, é também a história de milhares de outros professores do país. Ao lê-la, muitos vão se identificar com o estado de espanto, tristeza e desespero dessa professora diante das deploráveis condições da educação nacional.
Os leitores também compreenderão por que esse estado de coisas se instalou na educação brasileira e como têm adoecido e afastado os bons profissionais, atraindo e mantendo os menos comprometidos.
Ao analisar como os discursos progressistas pós-modernos contribuíram para solapar o trabalho docente, desorganizar o ambiente escolar e tornar o nosso sistema de ensino um dos piores do mundo, o livro aborda a natureza dos problemas do ensino público de uma perspectiva diferenciada, fundamentando-se em referências teóricas praticamente inéditas aos profissionais da educação, referências que se pautam nas descobertas da Ciência e não em teorias pedagógicas e metodológicas idealistas e ultrapassadas, que ainda dominam a área. Por isso sua leitura é fundamental para os profissionais da área.