Fenomenologia e Humanismo – Reflexões Necessárias é uma proposta, um projeto, uma tentativa, uma aventura, um convite. A proposta é tão somente colocar isto: “reflexões” que consideramos “necessárias”, sobre dois temas de relevância para o fazer cotidiano de muitos que trabalham com o “humano” ou, simplesmente, que gostam de pensar esse “humano”. De maneira alguma se trata de um livro “definitivo”. É muito mais um texto propositivo que, espera-se, tenha como consequência mais aberturas do que finalizações. Por isto é uma proposta e uma tentativa de se colocar o problema em termos mais próximos daqueles que não participam ativamente da linguagem – muitas vezes hermética e “iniciática” – das filosofias puras.
O livro foi pensado de modo que pudesse aliar certo rigor conceitual e de linguagem, e que ao mesmo tempo fosse acessível aos iniciantes e, ainda assim, pudesse ser propositivo aos que já detêm conhecimento sobre as duas temáticas. Neste sentido, espera-se sinceramente que as proposições aqui colocadas não sejam tomadas como regras a serem seguidas, mas como uma provocação que se dissemine em novas discussões e debates. E, principalmente, em novas reflexões para a prática.
Concebido para ser utilizado como início da colocação do problema (ou dos problemas), pode também ser usado em sala de aula, seja em cursos de graduação, sejam em cursos de especialização de várias áreas.
A proposta se apresenta em um momento em que se observa, ao menos na Psicologia, o crescimento (ou consolidação) de um “novo” campo – mas não inédito – que se constitui em torno da Fenomenologia. E para que este campo prospere, é preciso que tenhamos acesso a ele.