Gênero e Saúde na Dinâmica do Trabalho

A importância dos estudos de gênero na área da gestão no Brasil se revela pelo crescente volume de publicações desde a década de 1990. Trata-se de um campo em desenvolvimento, que tem apresentado ino­vações em suas pesquisas e abordagens teóricas. Nesta obra, o gênero é compreendido pelas relações socialmente atribuídas para os sexos e que mudam conforme o contexto sócio-histórico. Entende-se que as interfaces entre gênero, trabalho e gestão podem ser vistas como um espaço profícuo para se pensar as profundas desigualdades existentes na sociedade brasileira, dado que é no campo da escolha das profissões e da atuação no mercado de trabalho que as identidades são construí­das, em meio ao jogo de relações de poder que define o status, o reconhecimento e a valorização social de uns em detrimento de outros.

A primeira parte do livro reúne trabalhos científicos de natureza teórica que abordam a constituição de três profissões da área da saúde (Enfer­magem, Nutrição e Fisioterapia), seus desafios, dilemas e processo de regulamentação no Brasil, tendo como objetivo compreender a histórica constituição de profissões femininas e a vinculação aos atributos tradicionalmente associados ao gênero masculino e feminino, que apoiam a construção de processos identitários diferenciados e influenciam as escolhas profissionais e a construção de carreira.

A segunda parte do livro conta com a participação de diversos pesquisadores brasileiros, que têm se dedicado ao tema gênero e trabalho, especialmente convidados para compor esta obra. Nos escritos são abordados: os processos de subjetivação presentes nas relações de gênero e como eles contribuem para o sofrimento ou prazer/realização; as diferentes formas de manifestações do sofrimento por homens e mulheres em cargos de gestão; o empoderamento de mulheres gesto­ras e o preconceito de gênero; o modelo hegemônico de maternidade e paternidade e sua relação com o discurso neoliberal; a corporeidade como construção social; a normatividade do gênero masculino presente no empreendedorismo; e a estigmatização do trabalho de mulheres inseridas em atividades socialmente marginalizadas.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

6 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

6 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

6 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago