A despeito de podermos observar, desde a década de 30 do século passado, ações que demonstram o interesse de estudiosos e governantes pela gestão do serviço público e, por conseguinte, a gestão dos servidores, até hoje persistem algumas questões que revelam o quanto a Gestão de Pessoas no serviço público continua a ser um desafio e, portanto, um tema que suscita investigação.
A presente obra investiga os conceitos de cultura, cultura organizacional e traços culturais brasileiros, contextualizando as organizações públicas no Brasil e seus modelos de gestão, do modelo patrimonialista ao modelo gerencial.
O processo seletivo e o ingresso de servidores são analisados para que, em seguida, sejam identificados os desafios das lideranças na formação e desenvolvimento de equipes, com destaque para o processo de reciprocidade e responsabilidade. Por último, o leitor é convidado a refletir acerca das práticas da Gestão de Pessoas no setor público e analisar possíveis alternativas que possam promover os resultados desejados.
A leitura desta obra é um exercício indispensável na descoberta de causas e possíveis soluções.
“Este livro certamente possibilita ao leitor compreender melhor o que é administração pública, sua cultura, bem como a forma como a gestão de pessoas ocorre no cotidiano organizacional. A obra vem em bom momento, pois apesar de haver muitas pesquisas sobre o setor público, ainda temos poucas obras especificas para a área de gestão de pessoas”.
Regina Márcia Brolesi de Souza
Profª Adjunta da Universidade Estadual de Londrina – UEL; profª do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE.
“Embora não atue como servidor público, acompanho com interesse os movimentos da categoria. Creio que esta obra seja de grande valia aos profissionais do setor público, professores, estudantes e demais interessados na causa da administração pública, por ampliar a produção de conhecimento da área por meio da apresentação organizada e clara das boas práticas de gestão de pessoas”.
Prof. Dr. Antônio Raimundo dos Santos
Diretor de Educação do ISAE.
“As autoras Viviane Narducci e Mara Beckert oferecem à sociedade uma importante contribuição, por meio do livro Gestão de Pessoas nas Organizações Públicas, que tem o diferencial de associar o rigor acadêmico com a aplicabilidade prática das propostas, em uma perspectiva de valorização do ser humano, especialmente o funcionário público, que representa o foco central capaz de promover as mudanças necessárias na administração do Estado brasileiro”.
Prof. Dr. Cleversom V. Andreoli
Prof. do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE; engenheiro pesquisador da SANEPAR.