Este livro trata do pensamento clínico de um personagem importante na construção da Psicanálise Brasileira – Edson Lannes. Exercendo a clínica desde os anos 60, seu percurso se confunde com a história da Psicanálise no Brasil.
Gramática dos Afetos reúne 18 trabalhos escritos ou apresentados oralmente por Edson Lannes durante as quatro últimas décadas. O livro é dividido em três partes. A primeira apresenta o percurso do pensamento de Edson na direção de Winnicott. Nela podemos ter contato com a reatualização singular da tradição analítica que esse pensamento promove, transmitindo e atualizando as ideias de Freud, Klein e Winnicott.
Os textos da segunda parte, em seu conjunto, constituem um trabalho de memória da Psicanálise. São biografias comentadas sobre diversos analistas, além de uma análise da configuração política atual da Brasileira através das tentativas de regulamentação do seu ofício. Na terceira parte do livro são apresentados pequenos escritos que demonstram o apreço de Edson pela etimologia das palavras, demonstrando como ela pode alargar a nossa escuta.
Os textos de Edson Lannes aqui apresentados são uma contribuição importante para a teoria e a clínica psicanalíticas, destinando-se aos que praticam o ofício, aos que pretendem exercê-lo e a todos os interessados aos aportes psicanalíticos ao campo da cultura.
AS ORGANIZADORAS