Igreja em Minas Gerais na República Velha, A

Apresentamos ao público interessado em literatura religiosa, histórica e filosófica o livro intitulado A Igreja em Minas Gerais na República Velha. Encontraremos marcas históricas da Igreja, como o ensino da filosofia, a organização dos seminários, a divulgação dos periódicos católicos, a organização administrativa das paróquias, o confronto de estilo entre a escola confessional e a escola laica etc.
A escola tradicionalista prevalece na formação da mentalidade reinante da sociedade mineira. No final do Império a discussão tradicionalista prepara a sociedade mineira para o debate que viria a ocorrer na República, focando a independência da Instituição em relação ao Estado. Trata-se de um movimento que ganhou significado na República porque durante o Império os principais representantes da Igreja Católica apostavam na estruturação do sistema representativo e apoiavam o padroado.
O presente livro particulariza o caso de Minas Gerais, como o havia feito Tiago Adão Lara com o tradicionalismo pernambucano estudado em sua obra O tradicionalismo católico em Pernambuco (1988). Dá continuidade à investigação sobre as principais teses filosóficas do tradicionalismo em Teses morais do tradicionalismo do século XIX (2004) e as filosofias admitidas pela Igreja Católica nas últimas décadas em A religião após o Concílio Vaticano II (2005). Enfim, as referências gerais ao tradicionalismo brasileiro foram retiradas da clássica obra de Antônio Paim, História das idéias filosóficas no Brasil (1997). Portanto, há um exame da presença da Igreja Católica em Minas e os impactos da mentalidade tradicionalista na sociedade mineira na Velha República. A escola tradicionalista tem como questão nuclear o entendimento da revelação como fonte primordial do conhecimento. Esse aspecto foi também marcante no tradicionalismo mineiro.
Além das teses tradicionalistas, temos outros aspectos do pensamento católico. O livro apresenta uma historiografia das idéias que mergulha também nas idéias educacionais da República Velha, tanto as guiavam a prática educativa nos seminários quanto as que orientavam as escolas leigas. Por isso é interessante aos filósofos, educadores, historiadores e estudiosos da cultura brasileira em geral.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

6 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

6 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

6 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago