Partindo-se do objetivo básico da análise das demonstrações contábeis, podemos resumi-la em três palavras: auxiliar a tomada de decisão. Nesta unidade de ensino usamos o objetivo como ponto de partida para o estudo das diversas técnicas empregadas na análise das demonstrações contábeis com vista à decisão.
A administração (gestão) empresarial é uma tarefa difícil, dado o conjunto de passos e atitudes que deverão ser dados de forma ordenada, seguindo uma lógica e devendo ser observados pelo gestor empresarial.
As mudanças provocadas pela era da informação e conhecimento são a cada dia que passa maiores, ocorrendo em períodos menores. O acompanhamento destas é uma questão sine qua non para a gestão empresarial manter a continuidade e atingir os objetivos desejados. Cabe, então, a seguinte pergunta: a utilização da ferramenta análise das demonstrações contábeis ou análise de balanços para auxiliar o gestor é uma ferramenta importante no auxílio à gestão empresarial?
Sim, é uma das ferramentas mais importantes para o administrador, visto que, ao analisar as demonstrações contábeis, o gestor identifica a real situação econômico-financeira da empresa e evita problemas na consecução dos objetivos esperados.
Conhecer os passos (roteiro) para a análise da empresa e assim poder determinar metas, análise de cenários e a alocação de recursos, bem como acompanhar a execução das atividades da empresa, são componentes do contexto.
Conhecer o ambiente de análise das demonstrações, interpretar os dados, a formalização do relatório para a geração de alternativas, são fatores indispensáveis na formação de um bom gestor (administrador).
O objetivo do nosso trabalho é mostrar ao gestor a utilização da análise de balanços como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão.