Como se aprende a ler e escrever? Quais habilidades de base favorecem aprendizagem da língua escrita ou, até mesmo, se constituem nas condições necessárias? Como o envolvimento das famílias pode contribuir com o processo de escolarização, auxiliando no desenvolvimento da leitura e da escrita? Como as questões teóricas estão imbricadas intimamente com a prática do ensino no âmbito escolar em diferentes contextos?
Estas são algumas das questões teóricas que, se respondidas, podem favorecer nossa compreensão do processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Questões como estas são comuns entre professores, pesquisadores e todos os profissionais que lidam com crianças, sobretudo nas fases iniciais da aprendizagem da leitura e da escrita. As preocupações decorrentes destas questões têm norteados os autores dos capítulos que compõem este livro, visando, neste sentido, contribuir em encontrar respostas e esclarecimentos a partir de suas pesquisas na área.
Este livro surgiu da colaboração entre pesquisadores que estudam o ato de ler e escrever na criança do ponto de vista da ciência psicológica. Os vários capítulos que compõem o livro estão dirigidos, sobretudo, a professores, educadores, pedagogos, e psicólogos. Mas é direcionado, também, aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação que se interessam pelos resultados de estudos realizados por pesquisadores que lidam com estas questões do ato de aprender a ler e escrever em suas fases iniciais, estabelecendo uma ponte entre a teoria e a prática.