O livro Mães em Luto é fruto do trabalho de pesquisa e de extensão das Professoras Doutoras Maria Virginia Filomena Cremasco e Joanneliese de Lucas Freitas junto aos alunos de graduação e pós-graduação do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná com a participação e a colaboração da comunidade, por intermédio do grupo de ajuda mútua “Amigos Solidários na Dor do Luto”. O estudo desvela as facetas da realidade do luto materno, seus tabus e novas possibilidades de sentido que podem inesperadamente se abrir diante de tamanha dor.
A obra apresenta a experiência do luto materno a partir do olhar da psicanálise e da psicologia fenomenológico-existencial. São dois olhares que, apesar de diferentes, contribuem de forma suplementar para a compreensão de um fenômeno tão complexo.
Este trabalho abre espaço para que o sofrimento das mães em luto possa ser ouvido onde a morte e o luto são considerados como um tabu. Refletir sobre o enlutamento é não apenas uma tentativa de compreensão deste fenômeno do ponto de vista teórico, mas, também, um empreendimento que oportuniza a compreensão desta experiência para além de olhares patologizantes, no qual a sua expressão pode possibilitar que os sentidos dessa vivência, tão marcante e arrebatadora, possam ser, também, uma possibilidade de transformação.