Os desafios impostos pela longevidade trazem uma nova realidade para a humanidade. Ter uma vida longeva pode significar viver bem e com dignidade por muitos anos, e não só levar mais tempo para morrer. Ao mesmo tempo refletir sobre o tema do envelhecimento é delicado para aqueles que já se sentem envelhecendo pouco a pouco.
Quando se fala desta nova etapa da vida onde você se imagina estar? Não é bom ser pego de surpresa. Ninguém cuida melhor do seu futuro do que você mesmo, portanto independente da idade é interessante pensar em como e onde desejará viver lá na frente.
As ideias apresentadas aqui estimulam o pensamento crítico com relação ao viver em uma instituição, mostrando que esta é uma alternativa possível e com qualidade de vida e uma opção para o futuro.
A autora nos brinda com uma reflexão sobre as perspectivas da vida em comunidade, desenvolvendo atividades que trazem riqueza ao cotidiano dos idosos com base em uma prática interdisciplinar da gerontologia que contribui para o desenvolvimento desta faixa etária. O texto mostra que cada um envelhece de maneira singular, de acordo com aceitação das diferentes biografias e várias condições de vida. O envelhecimento saudável fica evidente no estimulo da autonomia, participação social, estímulo para o relacionamento pessoal, cognitivo e psicológico.
Nesse contexto, essa publicação é relevante para alunos e profissionais e outros interessados na temática do envelhecimento. Este assunto é importante não só pelo alcance de melhores resultados na prática do atendimento como também pela preocupação com a dificuldade encontrada na sua implementação.