Preconceito e Discriminação de Gênero – Conceitos, Estigmas e Educação para a Construção de uma Nova Conduta Social, da autora Carla Mazzeo, reflete a concepção da violência de gênero, em seu processo histórico, social, cultural e jurídico presente nas relações sociais.
O livro aponta que mesmo com os avanços normativos há um enraizamento na cultura brasileira da desigualdade nas relações de gênero, por isso, a maior trincheira a ser vencida é a cultural.
Compreender o fenômeno do ponto de vista teórico, político, histórico e cultural é necessário para formularmos estratégias que incidam em mudanças sociais.
Neste sentido, o livro nos traz relevantes contribuições para entender a hierarquização das relações de gênero, a construção das identidades homem/mulher, o papel das instituições estatais para a formação de outra cultura e a formulação de estratégias para caminharmos na superação dessa desigualdade.
O processo de educação permanente aponta caminhos para a construção de outra sociabilidade que promova uma cultura de respeito, convivência com a diferença e a relação de alteridade. Estas reflexões se apresentam de forma densa neste livro.
Boa leitura.
Francisca Pini
Diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire
Integrante da Coordenação do Comitê Estadual dos Direitos Humanos de São Paulo
A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…
O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…
A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…
A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…
Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…
O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…