O livro Psicanálise e Fenomenologia – Estudos e Pesquisas Clínicas possui uma dupla característica. Por um lado, constitui, do ponto de vista institucional, uma amostra das pesquisas realizadas em Psicologia Clínica no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná; por outro, do ponto de vista doutrinal, concerne exclusivamente textos que se referem, como indica claramente seu título, ou à Teoria Psicanalítica ou à Fenomenologia.
Esta dupla coordenada manifesta um exemplo claro e distinto de como se pode transformar o acaso em necessidade, pois de fato nada impediria que a linha de clínica do programa de pós-graduação em psicologia da UFPR fosse formada por outro grupo radicalmente distinto de professores. No entanto, esta oposição que divide este grupo não é qualquer uma, mas, precisamente, aquela que forma um horizonte que circunscreve de maneira fundamental a própria origem da psicologia clínica no limiar da contemporaneidade.
Nesse sentido, esta oposição de fato entre duas metades de um mesmo agrupamento de professores, esta oposição ‘institucional’, também é simultaneamente a mesma que de direito forma um horizonte heurístico essencial para a compressão do sentido do que seja a clínica hoje.
A passagem de uma cisão de fato a uma de direito, transforma uma ‘cisão’ em ‘fundamento’ e uma oposição em querela e, portanto, em diálogo. Eis o vigor que os textos aqui reunidos transpiram ao leitor em cada uma de suas páginas. Eis o sentido, a necessidade, e consequentemente a importância deste livro para todo aquele que se interessa pela teoria e pela prática em psicologia clínica.