O objetivo deste livro é apresentar as influências de Martin Heidegger, filósofo tradicionalmente associado à fenomenologia existencial, à psicologia. Na literatura psicológica, a psicologia fenomenológica existencial aparece em modalidades de prática muito distintas ente si. A confusão é grande também no que tange as abordagens teóricas psicológicas que se denominam fenomenológicas e/ou existenciais: Abordagem Centrada na Pessoa (ACP); Gestalt-Terapia; Daseinsanalyse; Análise Existencial.
Na busca da fenomenologia de Heidegger na psicologia, é necessário 1) realizar um estudo teórico sobre a recepção da fenomenologia de Heidegger pela Psicologia; 2) propor um questionamento do modo como a Psicologia baseada nesse filósofo tem sido apresentada; 3) explicitar as possibilidades que a ontologia heideggeriana abre para a psicologia; 4) questionar o estatuto científico da Psicologia; 5) apresentar minha prática como psicólogo nas áreas de psicoterapia, plantão psicológico, ensino em IES e supervisão clínica.
Essas discussões contribuem para a dissolução da confusão no campo das psicologias fenomenológicas, existenciais e humanistas, assim como para a formação de psicólogos.