Esta coletânea reúne artigos que ilustram diferentes estudos contemporâneos sobre psicologia, religiosidade e espiritualidade no contexto brasileiro, sendo que dois deles fazem isso de modo comparativo com a realidade de três outros países, Alemanha, Suíça e Portugal.
Os trabalhos aqui publicados são resultados naturais de um processo de desenvolvimento da Psicologia da Religião e da Espiritualidade em nosso país, em conexão com centros de pesquisa de universidades estrangeiras. Em seu conjunto, a obra coloca ao alcance de estudantes e professores de Psicologia, Saúde e Ciências Humanas conhecimentos e reflexões acerca de um tema ainda bastante silenciado e mesmo discriminado ou estigmatizado ao longo da formação. Destina-se, portanto, a todos aqueles que desejem compreender melhor a especificidade das implicações psicológicas da religião, religiosidade e espiritualidade, sobretudo aos que desejam exercer a profissão de modo mais antenado com a realidade psicossocial daqueles que recebem seus serviços nos diferentes contextos de atuação.
Será útil também para aqueles que se interessam por estudos comparativos entre culturas e sobre como e em que experiências de brasileiros se aproximam ou se distanciam da de pessoas que vivem em outros contextos, em especial no que tange ao impacto da religiosidade e da espiritualidade sobre seus valores, vidas e relações.