AO LEITOR INTERNAUTA
Utilizando uma linguagem elétrica e ágil – como é a Internet – procurei explicar como os acontecimentos nos levaram à crise, mostrando que modas e vícios antigos (como o esquema de pirâmide) voltaram camuflados em estruturas financeiras sofisticadas, com nomes misteriosos, como: derivativos, hedge funds, subprime, CDS e outros.
De forma didática, busquei montar um mosaico com as informações disponíveis na rede mundial de computadores, traduzindo para o leitor os efeitos possíveis da crise.
O livro foi escrito dentro de um novo conceito: durante a leitura, o leitor pode acessar a Internet e alcançar a profundidade que quiser em cada tópico. Dessa forma, ele pode se conectar aos sites e blogs indicados e ampliar seu conhecimento.
Finalizo propondo ações práticas que poderão ser tomadas pelos profissionais e pequenos empresários para enfrentar a crise.
Ramiro Gonçalez
“Já se afirmou que capitalismo sem crise é igual a catolicismo sem pecado. Em algum momento, haverá o pecado, assim como o sistema econômico produzirá crises depois de grandes bonanças. O livro de Ramiro Gonçalez é um alento ao leitor, pois traduz com clareza o que está acontecendo. Assim, convido-o a escolher uma poltrona confortável, colocar um CD, escolher um bom drink e começar a leitura. O livro, que é também um ‘manual prático para entender a crise e suas conseqüências’, revela-se um prazer temperado com simplicidade, atualidade e uma análise que, sem ser puramente econômica, chama a atenção por seu modo direto e objetivo de lidar com uma situação que é – como já se afirmou – complexa e, provavelmente, duradoura”.
Jairo Saddi
Doutor em Direito Econômico – USP
Pós-Doutorado pela Universidade de Oxford
Diretor do Ibmec Direito – Ibmec São Paulo