Este livro discute questões referentes à prática de supervisão e à formação de alunos de Psicologia e de estudantes de outras áreas como Fonoaudiologia, Licenciaturas e Medicina, abordando diferentes contextos de atuação do psicólogo.
A supervisão – como parte do processo de formação de futuros psicólogos – é tratada em múltiplas perspectivas, seja conceitual, metodológica, ética, processual e relacional, implicadas na interação entre supervisor, supervisionando e cliente, ao longo do processo de supervisão de estágios em cursos de graduação em Psicologia. São analisadas as modalidades de supervisão presencial e à distância, em diferentes formatos. Evidencia-se o espaço que a formação de Psicoterapeutas, por meio de ensino on-line, tem gradualmente ocupado, em várias modalidades da Psicoterapia.
A formação em Psicologia no Brasil é analisada no âmbito dos serviços-escola, estejam eles sediados nas universidades ou na comunidade. Ao tratar da formação, é resgatada sua história e são consideradas dimensões como a terapia pessoal para psicoterapeutas que estão iniciando nessa prática, as habilidades necessárias para a formação e atuação tanto na clínica quanto no Sistema Único de Saúde (SUS) e o impacto da supervisão baseada em evidência na formação do graduando.
Vale destacar que as questões discutidas neste livro foram suscitadas tanto a partir de dados da pesquisa Serviços-escola de Psicologia – empreendida pelo Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) – bem como da própria experiência dos autores.