Varas de Família

O encontro entre Psicologia e Direito vem suscitando importantes questões éticas, especialmente pelo fato destes saberes estarem perigosamente implicados na prática de traçar destinos e impor regras e normas de convivência para as pessoas. Neste sentido, o livro propõe questionar a política de normalização que vem atravessando o espaço das varas de família, o que se faz notar claramente no fato de muitos homens e mulheres continuarem presos a identidades naturalizadas, que limitam suas possibilidades singulares de existência e acabam por produzir uma série de conflitos relacionais.
O caminho aqui trilhado se inicia com a história da formação da família moderna, das identidades de gênero e dos papéis cristalizados atribuídos ao pai e à mãe. Em seguida, é realizada uma articulação entre essas evidências historicamente produzidas e determinadas práticas psicológicas e jurídicas normalizadas e normalizadoras, ou seja, práticas assentadas em normas e que reproduzem normas. Foram também realizadas entrevistas com mães e pais, que buscaram na justiça respostas para seus conflitos de família. A análise do discurso destes indivíduos possibilita observar como as questões levantadas pelo livro interferem ativamente na vida cotidiana das pessoas, na produção de seus medos, de suas angústias e de um crescente empobrecimento no mundo das relações afetivas.
Finalmente, com inspiração na estética da existência proposta por Michel Foucault, procurou-se pensar em algumas possíveis saídas éticas para além do cenário apresentado, de modo a começarmos a vislumbrar a possibilidade de invenção de “um novo direito relacional” .

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago