Ventilação Mecânica Não-Invasiva

Pesquisas sobre novas técnicas para o tratamento da insuficiência respiratória, tanto aguda como crônica, baseado no emprego da ventilação por pressão positiva, permitiram o desenvolvimento do método de ventilação não-invasiva (VNI).
Atualmente, a VNI é reconhecida como uma ventilação capaz de potencializar as trocas gasosas, reduzir o trabalho respiratório e, principalmente, evitar a ventilação invasiva através da entubação andotraqueal. Isso contribui sobremaneira para a redução do tempo de hospitalização e diminuição de complicações e morbidade.
Fisioterapeutas por todo o país utilizam a VNI como um recurso em seus programas de tratamento, principalmente nas unidades de terapia intensiva, onde se encontram mais comumente os quadros clínicos de insuficiência respiratória. Além disso, a VNI é a responsável pelo crescimento da ventilação domiciliar, abrindo um importante campo de trabalho para a Fisioterapia respiratória.
O método da VNI permite que o paciente fale, alimente-se oralmente mantendo um suporte ventilatório de forma mais confortável através de máscaras que podem ser faciais ou nasais. Além disso, a VNI preserva a efetividade da tosse do paciente, responsável direta pela desobstrução brônquica, permitindo assim uma ventilação com fluxo laminar. Dessa maneira, evitam-se os procedimentos de higiene brônquica por aspiração nasotraqueal, que podem lesar os tecidos internos e favorecer o surgimento de pneumonias nasocomiais. Além disso, o paciente é mantido sem sedação, o que auxilia na preservação da força muscular ventilatória (AMARAL, 1998).
A cooperação do paciente é de fundamental importância para a eficácia do método; assim, a máscara utilizada deve ser a mais confortável possível conforme a anatomia facial do paciente, além dos ajustes constantes que a mesma deve sofrer, por isso, a VNI passa a apresentar uma ampla indicação, principalmente em serviços hospitalares que dispõem de Fisioterapia 24 horas. Porém existem algumas contra-indicações para o método, como para pacientes com trauma facial ou ainda pós-operatórios de cirurgia bariátrica (sem sondanasogástrica). Faz-se importante ressaltar que o sucesso no emprego da ventilação não invasiva está intimamente relacionada ao domínio dos conceitos de PEEP, AUTO-PEEP e PEEP INTRÍNSECO E EXTRÍNSECO.
O suporte ventilatório pode promover uma maior ventilação em bases pulmonares, corrigindo valores de hipoxemia, diminuindo a hipercapnia e, por conseqüência, o trabalho respiratório. Além disso, a presente obra apresenta como objetivo auxiliar fisioterapeutas e médicos nas suas atividades em UTI e no manejo do paciente com insuficiência respiratória aguda, além de contribuir para a formação de profissionais da área da saúde.
admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago