A presente obra incide no estudo das bebidas vinho, genebra e champanhe enquanto elementos fundamentais para a compreensão do universo ficcional queirosiano. Analisa, por isso e em particular, o modo como acontece a construção romanesca de algumas das mais conhecidas personagens e de alguns dos mais célebres episódios, ambientes e cenários da escrita de Eça de Queiroz, que dá corpo a muitos representativos pedaços da vida do século XIX, o tempo do Realismo.
A partir de cinco obras seleccionadas como corpus coloca-se em evidência o conjunto de temperamentos, hábitos e costumes do(s) ser(es) humano(s) individual(is) ou da sociedade em que se insere(m) e o alcance, sob vários pontos de vista, da observação queirosiana de percursos sociais, culturais e psicológicos.
As bebidas, especialmente o vinho, a genebra e o champanhe, acompanham uma rica e vasta galeria de figuras, ora em contexto de sociabilidade, ora em atitudes de dissimulação e hipocrisia, ora em rasgos de sensibilidade e sentimentalismo. Não raro, é por via desse escopo que as narrativas ganham em autenticidade, traço singular que revela como tal componente do universo alimentar pode se correlacionar de forma tão próxima e quase única com a criação artística a que a palavra dá voz.
A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…
O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…
A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…
A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…
Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…
O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…