John Rawls

A Concepção de Ser Humano e a Fundamentação dos Direitos do Homem

Número de ISBN 978853623233-1
Total de página 214
Ano de publicação 2010
Peso 280 Gramas
Em estoque
Autor Carlos Frederico Ramos de Jesus
Price R$ 64.70

“Enquanto todos acreditam firmemente nos direitos do Homem a sua fundamentação é um problema meramente teórico; ele se torna tanto mais prático quanto mais cresce a dúvida fundamental”. A frase, de Robert Alexy, lembra-nos de que a barbárie está sempre à espreita e de que um dos antídotos a ela (embora não o único) é saber por que os direitos humanos são tão importantes em uma sociedade justa.

Esse livro investiga os fundamentos dos direitos humanos na obra de John Rawls (1921-2002), filósofo que ditou os rumos do debate sobre justiça desde a publicação de Uma Teoria da Justiça, em 1971.

Sem abrir mão dos termos técnicos (indispensáveis aos debates filosóficos), o autor trata do tema com linguagem clara, o que torna a obra acessível a amplo público. O estudante – de Direito, de Filosofia ou de Ciência Política – que procura uma iniciação na obra de John Rawls encontrará um resumo adequado e didático das principais ideias do filósofo na primeira parte do livro. O pesquisador que já conhece o pensamento rawlsiano terá interesse na crítica, realizada ao longo da primeira parte e sobretudo na segunda. E o profissional que trabalha com os direitos humanos, seja na advocacia privada, em ONGs, na Magistratura ou no Ministério Público, obterá fundamentos morais e jurídicos para fortalecer sua argumentação na defesa desses direitos.

A intenção do autor é contribuir para o debate teórico sobre os direitos humanos e para a sua defesa na esfera pública e em juízo. Pois essa questão é prática e interessa a todos.