Nos crimes de lavagem predominam as condutas dos agentes que buscam dar aparente licitude a bens, capitais e direitos marcados por suas origens ilícitas. Cuida-se de um fenômeno contemporâneo, presente necessariamente na complementação das atividades delituosas mantidas por associações e organizações criminosas, mas que também são perceptíveis em outros diferentes núcleos individualizados da sociedade global.
A fim de enfrentar esse evidente quadro prejudicial para toda a sociedade, o legislador editou a Lei 9.613/1998, conhecida como “Lei de Lavagem de Dinheiro”. Após diversas alterações, o texto legal segue agora a adaptação acolhida em conformidade com o disposto na Lei 12.683/2012.
Devido à complexidade e abrangência de que se reveste o assunto, esta obra se preocupa em oferecer ao leitor as explicações de um modo didático, claro e simples para facilitar a compreensão de sua aplicação na prática, envolvendo a sua conexão com leis criminais, civis e administrativas.
Este livro constitui a sexta obra que o autor escreve explorando detalhadamente todas as implicações relacionadas com o tema lavagem, sendo de extrema utilidade para os profissionais que atuam principalmente nas seguintes áreas: jurídica; administrativa; financeira; bancária; econômica; contábil; assessoria; auditoria; fisco; cartões de crédito; fundos de ações; ramo imobiliário; seguros; consórcios; comércio de joias; artigos de bens de luxo; transporte de valores; leilões; loterias; bingos; previdência complementar; agências de atletas e de eventos esportivos ou artísticos.