Este livro versa sobre a necessária inovação no/do Direito provocada pelos avanços nanotecnológicos. Em função da ascensão nanotecnológica e suas implicações na sociedade, objetiva-se estudar os elementos e as condições necessários à elaboração de uma árvore de decisão com base nas diferentes fontes do Direito para o caso dos produtos nanoagroquímicos no Brasil, de forma a aproximar o desenvolvimento tecnocientífico na escala nano do Direito.
Para tanto, o método de abordagem utilizado é o fenomenológico-hermenêutico, não se tratando de uma investigação alheia ao pesquisador, uma vez que ele é parte do mundo onde a pesquisa será desenvolvida. A transdisciplinaridade imprescindível à inovação no/do Direito é facilitada pela utilização desta metodologia, reunindo contribuições de diferentes áreas do conhecimento em um processo de elaboração do saber, em que todos se comunicam e nenhum se reduz.
O Direito precisa perpassar outras áreas do conhecimento para tentar compreender a complexidade da realidade nanotecnológica e permitir a entrada de ideias provenientes de diferentes saberes, pois somente assim poderá ocorrer a inovação no/do Direito.