Neste Volume:
• Introdução. Estudos Organizacionais e Análise do Discurso: Aproximações Possíveis;
• Análise do Discurso no Âmbito dos Estudos Organizacionais: Uma Abordagem Teórica;
• Aspectos de um Discurso Empresarial;
• A Análise do Discurso Como Prática e Processo de Produção de Sentidos: Proposta teórico-metodológica;
• Análise Crítica do Discurso como Análise das Organizações: Uma Proposta Teórico-Metodológica com Base na Teoria Simbólica de Pierre Bourdieu;
• Poder, Produção Social e Análise Crítica do Discurso: Aproximações em busca de Maior Potência Teórico-Metodológica;
• A Perspectiva da Interpretação Social dos Discursos – Uma Prática de Análise dos Discursos Motivacionais na Aprendizagem com Base nos Atos da Fala, Enunciação e Contexto;
• O Sujeito Moderno sob o Olhar “Pós-Moderno”: As Contribuições da Análise de Discurso Produzida no Contexto Francês para os Estudos Organizacionais;
• Avaliação das Contribuições da Abordagem Francesa de Análise do Discurso nos Estudos Contemporâneos sobre Teoria Organizacional;
• Comunicação e Ideologia nos Discursos de uma Empresa Siderúrgica Mineira;
• O Discurso da Profissionalização da Gestão e a Ideologia Médica: O Caso das Mudanças em uma Empresa Privada de Serviços de Saúde;
• Implicações Lingüísticas e Territoriais em Aquisição de Empresas: Um Estudo de Siderúrgicas Brasileiras;
• A Projeção da Identidade Organizacional: Um Estudo da Identidade de uma Ferrovia Privatizada;
• Transformações Identitárias e Estratégicas na Mudança do Espaço Físico e Simbólico: A Desterritorialização de Camelôs como Palco de Conflitos Discursivos;
• Conclusão. Análise do Discurso e Estudos Organizacionais: Implicações.