Amazônia – Passado, Presente e Futuro esclarece a importância da Amazônia para o Brasil. Analisa a integração política assimétrica e desigual dessa região ao projeto nacional brasileiro. Identifica e apresenta os processos de ruptura decorrentes da chegada dos colonizadores ao novo mundo, e constrói contrapontos às suas cartografias sociais e econômicas impostas aos povos amazônicos. Reafirma a cultura sofisticada e complexa dos povos nativos dessa região.
Os autores mostram que os sucessivos governos brasileiros abandonaram a Amazônia, tornando-a desprovida de políticas públicas acessíveis às suas populações. Insistem na importância de o Estado nacional explorar as riquezas dessa região em benefício de suas populações e do povo brasileiro. Apresentam uma análise histórica do desenvolvimento sustentável destacando as relações das sociedades com a natureza, por meio das inovações e da evolução das técnicas. Descrevem cenários críticos sobre a inserção da noção de sustentabilidade no quadro da mundialização e de formas de sua apreensão por meio dos conceitos de territorialidade e interculturalidade.
Fazem uma descrição conceitual sobre as utopias do século 21 e reafirmam a importância da sustentabilidade para um novo reordenamento econômico e político do regime capitalista, resultando na ressignificação dos conceitos de desenvolvimento econômico e de cidadania.
Este livro apresenta cenários de uma das regiões menos conhecida dos brasileiros e mais cobiçada no mundo.
Por que o Brasil não nacionaliza a Amazônia? Como os colonizadores europeus construíram uma cultura de subalternidade na Amazônia? Como usar a educação e a interculturalidade para construir o desenvolvimento sustentável compartilhado? Quais são os desafios à efetivação dos direitos socioambientais no século 21? Será a Amazônia sustentável? Essas são questões analisadas e esclarecidas neste livro instigante e inovador.
Este livro destina-se à sociedade em geral, aos estudantes, aos leitores e estudiosos sobre Amazônia, desenvolvimento sustentável, economia, ciências humanas, ciências da natureza, história, ecologia, ambientalismo e globalização. Os autores esclarecem questões importantes do nosso cotidiano, tais como: Qual é a relação do desenvolvimento sustentável conosco? Com a Amazônia? E com o mundo?