A cada dia tomamos maior consciência da crescente importância do fenômeno do assédio moral, que perpassa todo o tecido de nossa sociedade. Chocamo-nos com o seu poder deletério no que toca ao ambiente de trabalho, capaz de expulsar a vítima daquele meio, inclusive, nos casos mais graves, levando-a à incapacitação profissional e, em situações extremas, ao suicídio. Por conseguinte, devemos saber identificá-lo para que dele possamos nos defender, obter reparação e principalmente evitar a sua ocorrência.
É de crucial importância observar os rumos que o instituto tomou na praxe forense. Releva notar a forma de que se revestiu o assédio por meio da comunicação eletrônica. Outro assunto correlato que tem merecido destaque é a “indústria do dano moral”, bem como a teoria da carga dinâmica da prova à luz do futuro CPC.
Esta obra se destina a toda a comunidade jurídica interessada na questão do assédio moral no trabalho. Ela ainda possui interesse para o Setor Sindical, de Recursos Humanos e de Psicologia.