O livro Capital Intelectual produzido pelos professores José Carlos Melchior Arnosti, Regina Aparecida Neumann, Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira e Nobuya Yomura apresenta nova abordagem quanto à importância do Capital Intelectual como Fator de Produção ao agregar valor aos Empreendimentos e quanto a ser recurso estratégico para o sucesso das organizações.
A discussão do Capital Intelectual como Fator da Produção constitui-se em contribuição inestimável e de alta qualidade ao estudo da gestão dos ativos humanos.
As excelentes qualificações acadêmicas e profissionais dos professores autores garantem conteúdo atual e pioneiro para o livro “Capital Intelectual”.
A discussão da composição do Capital Intelectual, segundo o enfoque do modelo Intelect (recurso humano; recurso estrutural; recurso relacional), implica a união lógica desses recursos em termos de idéias, conceitos, métodos e práticas de atuação para os profissionais e gestores das organizações privadas ou governamentais.
Capital Intelectual externa considerações e opiniões sobre a importância do Recurso Humano como recurso estratégico das organizações e fator decisivo aos processos de gestão.
Os professores demonstram a representatividade do Conhecimento e do Capital Intelectual o qual deve ser mensurado, como fator diferenciador, segundo o enfoque de valor e competência organizacional.
Os professores analisam em seu livro formas de mensuração do ativo intangível “Capital Intelectual” apresentadas:
• nas Demonstrações Contábeis.
• no Demonstrativo Organizacional “Balanço Intelectual”.
Este livro, ao lado de um conjunto de excelentes obras existentes no mercado, contribui em muito para melhor compreensão e avança nas idéias e experiências quanto ao assunto “Mensuração do Capital Intelectual”.
Antonio de Loureiro Gil – Professor Doutor da FEA/USP e Professor Titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR)