O pensamento e o comportamento humano em sociedade exigem constante estudo e reflexão acerca das teorias do crime, seja para o enfrentamento da criminalidade (prevenção e repressão), seja como instrumento de Justiça, resultado final almejado pelo Direito Criminal.
Por este motivo é que o dolo, a culpa e a culpabilidade compõem os três eixos centrais da presente obra, que se divide em seis artigos os quais abordam e analisam os elementos do conceito de crime a partir da exposição de temas complexos, sob o conhecimento jurídico-dogmático penal de cada um dos autores na seara do direito português e brasileiro.
Os estudos estruturados a partir do enfoque doutrinário e jurisprudencial de ambos países oportunizam ao leitor entender a estrutura jurídico-brasileira como fruto da herança jurídica lusitana. Além disso, as temáticas são abordadas por meio de uma visão contemporânea, instigando o jurista refletir acerca da necessidade evolutiva das atuais teorias do crime. Uma obra ímpar e valiosa a todas as graduações.