O sistema proporcional brasileiro é tratado nesta obra de forma didática, buscando aproximar o leitor de temáticas reconhecidamente áridas, afeitas apenas a especialistas e a pequena parte da classe política. Aspectos conceituais e prático-operacionais das coligações, quocientes eleitorais e partidários, da partição de sobras eleitorais, da distribuição de vagas parlamentares, dos métodos de divisão proporcional, em especial, do método das maiores médias, são assuntos pouco explorados na literatura e uma verdadeira caixa-preta para os eleitores e até mesmo para parlamentares, assessores legislativos, analistas políticos, jornalistas, estudantes de ciência política, entre outros.
O propósito deste livro é apresentar esses e outros aspectos relevantes do modelo brasileiro de eleição de parlamentares. Um livro que possa fazer uma ponte entre conceito e evidência empírica.
Pela temática específica que aborda, é particularmente adequado aos segmentos ligados à classe política e às ciências políticas e sociais: professores e estudantes dessas disciplinas, parlamentares, assessores legislativos, candidatos, militantes e dirigentes partidários, analistas políticos, entre outros.