Os organizadores desta coletânea estão engajados em pesquisar as relações entre Cidadania, Democracia e o Estado brasileiro. Pesquisadores da área de Direitos Humanos com perspectivas interdisciplinares, os professores que integram essa coletânea têm como interesse comum a pesquisa da educação popular nas regiões urbanas demarcadas por grandes diferenças sociais.
Sendo assim, o presente livro estuda os desafios contemporâneos postos ao Estado Democrático quanto à questão da educação inclusiva, tendo como foco o alcance de populações tradicionalmente desassistidas pela educação formal por se inscreverem na história como sujeitos em condições especiais, tais como: moradores de bairros periféricos, trabalhadores, mulheres, cidadãos com necessidades especiais etc. Assim, para além desses traços de necessária inclusão, a obra também traz importantes estudos de caso sobre participação popular na política.
Os organizadores pertencem a três instituições universitárias com programas de pós-graduação stricto sensu vinculados à temática e que têm seu corpo docente empenhado em pesquisar temas sobre educação e cidadania. Logo, além de se interpor como importante eixo temático de pesquisa, uma vez que tensiona os estudos bibliográficos da área, a obra também faz um atual processo de interlocação de saberes, tanto nos espaços educativos não formais com a área, quanto nos elementos mais capilares que a circundam. Com isso o livro objetiva a mediação crítica e cidadã.