A gestão pública municipal vive um momento de transformação, impulsionado por diversos fatores, entre eles as mudanças das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP, a cobrança dos órgãos de fiscalização externa (Tribunais de Contas, Ministério Público etc.), as imposições legais (Lei AntiCorrupção, Lei de Acesso à Informação, Lei da Transparência Pública, entre outras) e, acima de tudo, a mudança de comportamento dos cidadãos, cada dia mais conscientes de seus direitos e mais exigentes em relação à qualidade dos gastos públicos.
O cenário da gestão pública municipal atual sinaliza a necessidade de um modelo de gestão de alto desempenho, com o aprimoramento via capacitação constante de seus gestores. Fatores como: ambiente organizacional, qualidade dos serviços públicos, sustentabilidade municipal, teoria da agência pública/governamental, controle interno, nova contabilidade aplicada ao setor público etc. compõem o universo da gestão pública municipal de alto desempenho.
O alto desempenho na gestão pública é fundamental na busca do equilíbrio entre os interesses da população e do Estado, e o mecanismo a ser utilizado para a busca de tal objetivo é a escolha de um modelo de gestão adequado.
Diante disso, na presente obra foram abordadas ferramentas já conhecidas pela administração pública, principalmente ferramentas que são testadas e aprovadas pela iniciativa privada e que devem ser levadas a efeito na gestão pública.