Este livro é pioneiro porque não se conhece obra igual a ele no Brasil e, ao que eu saiba, noutro país de língua portuguesa. Se se quisesse fazer uma síntese desta obra original se diria isto: o autor encontrou no Common Law a palavra ou expressão equivalente ao que se usa no Brasil e, quando não consegue isto, consegue explicar o sentido do vocábulo, ou da expressão, de modo tão claro que permite ao leitor entender o objeto definido.
Estou certo de que cada leitor encontrará, neste livro, o equivalente, em inglês e no sistema jurídico americano, à palavra ou expressão que procura, sem falar no prazer que terá em folhear a esmo estas páginas, escritas por quem, pela altura, pela experiência, soube e pode escrever.
Se chamados a qualificar este trabalho, usando os critérios universais de avaliação acadêmica, os leitores, tanto quanto eu, farão justiça ao autor e ao livro, anotando, na sua última página: summa cum laude.
Sergio Bermudes
Professor de Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (SJ) do Rio de Janeiro. Advogado.