“A mineração de carvão adquiriu historicamente papel decisivo no desenvolvimento no sul do Estado de Santa Catarina. Não obstante, a atividade experimentou períodos cíclicos que confrontam a relação economia-natureza-sociedade. Neste panoroma, estão a constituição sociocultural, a importância econômica e o cluster que dinamiza a região como um todo, e as preocupações inerentes aos problemas socioambientais cumulativos que, no tempo e no espaço, conferem à região uma realidade complexa.
Para a necessidade de respostas científicas, como também de se lançar alternativas de soluções coordenadas para tal realidade, a perspectiva científica não encontra tarefa fácil. Nos últimos anos, as ciências sociais, naturais, exatas e da terra, tem realizado esforços para problematizar, refletir e contribuir, a partir de um forte compromisso acadêmico. No entanto, muitos desses estudos demonstram suas limitações e alcance em razão de sua feição disciplinar. Sendo assim, é nesse contexto paradigmático e de aventura científica e intelectual que a ideia de se pensar a questão da mineração, do desenvolvimento e do meio ambiente no sul de Santa Catarina, a partir de uma abordagem interdisciplinar, se apresenta como fundamental. Estes resultados são inerentes aos esforços de pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), instituição esta que traz como missão Educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida.
O Livro intitulado Mineração de Carvão, Desenvolvimento e Meio Ambiente no Sul de Santa Catarina: uma Abordagem Interdisciplinar, apresenta 16 capítulos distribuídos em três sessões que contemplam o ambiente físico, biótico e socioeconômico e ambiental…”
Os Coordenadores