Este livro focaliza o odontólogo em seus relacionamentos com pacientes e auxiliares. Sua elaboração partiu de extensa pesquisa qualitativa, em que foram entrevistados mais de uma centena de profissionais.
O texto apresenta um panorama geral dos conceitos de Psicologia e das funções mentais superiores, que constituem a base teórica sobre a qual se desenvolverá a análise dos fatores emocionais relacionados com o comportamento de profissionais e pacientes no cotidiano dos consultórios. A partir dessa fundamentação conceitual, estudam-se os fenômenos psicológicos presentes nos diagnósticos e no transcorrer dos tratamentos, envolvendo profissionais e pacientes.
Além dessas questões essencialmente relacionadas com a prática diária, analisam-se outras, de grande relevância, ligadas às expectativas e motivações do odontólogo e que afetam seu equilíbrio emocional, em consequência, sua produtividade e qualidade de vida. Dedica-se especial atenção aos pacientes de alta complexidade, indicando-se as estratégias de relacionamento mais recomendáveis.