A presente obra visa fornecer uma base teórica, conceitual e histórica para a compreensão da interconexão entre os debates de relações internacionais e o fenômeno religioso.
Adicionalmente, ao abordar aspectos generalistas e casos específicos das duas maiores religiões do planeta – o Cristianismo e o Islamismo – busca mostrar como a dimensão do sagrado está presente nos conflitos, na cooperação e na diplomacia. A presente obra se divide em duas partes.
Os três primeiros capítulos que compõem a primeira seção do livro se debruça na perspectiva histórica das teorias de Relações Internacionais e seu diálogo com a questão da religião. A segunda parte da obra se dedica ao estudo do Cristianismo e do Islã nas Relações Internacionais, usando para isso diferentes estudos de casos pesquisados por especialistas brasileiros na temática.
Em especial, aborda casos de grande relevância na história contemporânea que auxiliam especialistas e interessados na temática a compreenderem a religião não como um fator secundário, mas sim central no relacionamento entre os países no mundo atual.