As cooperativas são obrigadas por lei a constituir e manter o Fundo de Reserva e o FATES (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social). Poucas, no entanto, sabem utilizar esses fundos ou até mesmo criar outros para atender às suas necessidades.
Temos visto cooperativas com um bom montante de recursos represados nos fundos. O FATES, por exemplo, pode ser aplicado em iniciativas de suporte para melhorar os resultados da cooperativa; em educação e capacitação de cooperados, empregados e familiares; assim como para atividades de lazer, integração e programas de benefícios a esse mesmo público. Já o Fundo de Reserva é mais usado para sanar as perdas que possam aparecer no balanço do ano. Mas serve também para investir em planos de desenvolvimento da cooperativa.
Nesta obra abordamos as dúvidas mais frequentes sobre esses fundos obrigatórios e outros fundos. Reunimos aqui informações e orientações de como constituir e administrar os fundos. É um material imprescindível para o funcionamento da cooperativa, independentemente de seu ramo de atuação.
Os Autores