A presente coletânea é resultado de pesquisas realizadas por profissionais do Direito nos campos da hermenêutica jurídica e da efetividade dos direitos sociais.
O estudo da hermenêutica jurídica agrega análises nos campos da interpretação da Constituição, pré-compreensão e argumentação jurídica. Já o exame acerca da efetivação dos direitos sociais traz à tona temas atuais relacionados aos direitos sociais em espécie, como o direito de moradia, segurança pública, direito à educação, inclusive a análise da função do judiciário brasileiro na consecução de tais direitos.
Com apreço à qualidade na confecção dos artigos, a coletânea goza de um distinto aparato bibliográfico, ideias originais e linguagem clara, surgindo como uma relevante contribuição no âmbito jurídico.
Andreas Krell é doutor em Direito pela Freie Universität Berlin (1993), Alemanha, onde ocupou o cargo de assistente científico. Radicado no Brasil há quase 20 anos exerce, desde 1995, a função de professor de Direito Ambiental e Direito Constitucional na Faculdade de Direito de Alagoas. De 2004 a 2006, foi o primeiro Coordenador do Mestrado em Direito da Universidade Federal de Alagoas – UFAL; em 2006, foi eleito Diretor da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA-UFAL) e reeleito em 2010. Desde 1996, tem colaborado como docente e orientador nos cursos de mestrado e doutorado da Faculdade de Direito do Recife – UFPE. Há mais de uma década é titular de uma bolsa de Produtividade em Pesquisa (nível 1) do CNPq; no triênio 2010/2013 foi integrante do Comitê Assessor do CNPq, representando a área do Direito. Além disso, é consultor da CAPES, onde fez parte do Comitê de Avaliação na área do Direito nas Trienais de 2007 e 2010. Foi orientador de cerca de 70 dissertações de mestrado e teses de doutorado e ministrou aulas de pós-graduação e palestras em várias Instituições de Ensino Superior do Brasil. É autor de diversos livros, capítulos de livros e artigos em revistas qualificadas, inclusive estrangeiras. Nas suas publicações, o autor tenta traçar linhas comparativas entre os sistemas jurídicos brasileiro e alemão.