Esta obra versa a respeito do Tribunal Popular do Júri, integrado por populares, cidadãos que prestam trabalho gratuito ao serem convocados pelo Poder Judiciário.
O compromisso assumido neste livro é trazer casos verídicos, preservando o anonimato dos sujeitos, muitas vezes envolvidos em delitos considerados graves pela sociedade.
Assim, com a seriedade inerente ao profissional da área jurídica que participa do Tribunal do Júri, o autor, que presenciou fatos reais emoldurados por cenários ora cômicos, ora dramáticos, descreveu com detalhes a processualística dos julgamentos, sempre com o respeito a todos os envolvidos. Os relatos do autor tencionam legar, aos jovens do século XXI, o sentimento de prazer no papel de Advogado de Defesa ou de Promotor de Justiça, de modo especial, ao vivenciar com os acusados a grande alegria de se tornarem livres, quando o Conselho de Sentença votava pela absolvição, e o Presidente do Júri, em nome da distribuição da justiça, encerrava os trabalhos pronunciando a liberdade.