Este livro resulta da elaboração, aplicação e avaliação de um Programa de Justiça Restaurativa em uma escola pública da região metropolitana de Curitiba – Paraná/Brasil, com o objetivo de propor a todos os integrantes deste ambiente uma comunicação menos violenta, por meio do desenvolvimento das virtudes.
Empregou-se a metodologia da Justiça Restaurativa, que se apresenta como um meio alternativo de resolução de conflitos, objetivando não apenas a responsabilização do agressor, mas também a sua reintegração social, como se pode ver pelas práticas realizadas no Brasil e no exterior, demonstradas nesta obra. Seu procedimento exige a participação efetiva de todos os envolvidos, que expõem seus motivos, sentimentos e sugestões quanto à responsabilização do ofensor e buscam satisfazer as suas reais necessidades advindas do embate, sob a coordenação de um facilitador.
A iniciação deste programa se deu em uma escola por ser um local propício a transformações, sendo apresentados aqui três casos trabalhados sob o modelo dos Círculos Restaurativos e com a aplicação de programas auxiliares, a exemplo do Comportamento Moral.
Tal obra destaca-se na literatura nacional e internacional por descrever de forma minuciosa todos os passos do programa, com uma análise crítica dos resultados, inclusive os negativos, permitindo ao leitor a aplicação deste programa em qualquer ambiente, dando-lhe os necessários subsídios.Sendo o conflito inerente à condição humana, esperamos auxiliar o leitor não só na busca da solução, mas também na transformação dos indivíduos, por meio dos valores morais.