O estudo sobre salário, remuneração e jornada de trabalho é um dos mais interessantes no Direito do Trabalho, por se tratar da gênese dessa área, traçando princípios básicos e sintomáticos, que se espraiam às demais categorias da área.
O primado de um salário vital e digno é um dos maiores anseios do trabalhador desde os tempos mais remotos. Sua proteção e garantia são postulados dos mais importantes, de caráter universal na doutrina nacional e estrangeira. Além disso, dentre as que se generalizam visando a proteção do trabalho humano, ganham destaque diretrizes que restringem o tempo de trabalho por fundamentos imperativos de ordem biológica, eis que a imposição de limites combate a fadiga, de ordem social, inserindo o trabalhador em atividades recreativas, culturais e físicas, possibilitando maior convívio familiar e de ordem econômica, pois a imposição de lindes à jornada viabiliza maior número de empregos, além de aumentar a produtividade do trabalhador.
Esses serão os pontos basilares da presente obra, oportunizando ao leitor um estudo específico e aprofundado sobre os temas ora propostos.