As fontes de energia utilizadas no Brasil vivem um momento de enorme complexidade, pois apesar de serem indispensáveis ao crescimento econômico do país são simultaneamente questionadas por causarem danos ambientais.
Nesta obra, faz-se a análise de todas as fontes de acordo com sua participação para suprir a demanda energética nacional, com suas vantagens e desvantagens em relação aos seus impactos sobre o desenvolvimento econômico e o meio ambiente.
Além das fontes de energia, são debatidos os desafios da expansão do setor elétrico brasileiro em face da política governamental de simplificação do licenciamento ambiental, a utilização do mecanismo arbitral para reduzir litígios no setor de energia elétrica e a situação atual do setor energético do México e da República Popular da China, países que, em muitos aspectos, guardam semelhança com o Brasil.
Vê-se, pois, que esta obra atende a um mercado carente de comentários em tema de tal grande relevância, proporcionando ao leitor uma visão ampla da relação entre cada fonte de energia e o marco regulatório ambiental, face aos imperativos da sustentabilidade.